PROJECTOS   |   GALERIA   |   HISTÓRIA   |   LIGAÇÕES   |   CONTACTO   |   BLOG

 
 

CARPINTARIA

São vários os projectos de utensílios, ferramentas e mobiliário em madeira que temos vindo a criar, e os que estão na lista de espera a aguardar mais pesquisa, material (e tempo!) para os fazer são muitos. Normalmente usamos madeira de pinheiro e faia por serem madeiras que estão facilmente acessíveis no mercado, para além de serem madeiras utilizadas na época que recriamos. Sempre que possível reutilizamos madeiras de coisas actuais que se encontram esquecidas e inutilizadas um pouco por todo o lado, aproveitando assim recursos que de outro modo não teriam fins utilitários.
As técnicas usadas na Idade Média, ao contrário do que se possa pensar, são complexas e variadíssimas, e há um enorme espólio de informação para ler, descobrir, e utilizar em trabalhos futuros.
Alguns projectos de carpintaria desenvolvidos: forja, tear, roda de fiar, fusos e outros utensílios (roca, dobadoura, etc), cofres e caixas, lanternas, etc...

 


 

Um cofre de madeira pintado com cena cavaleiresca
No Museu de Arte Sacra da Catedral de Viseu está em exposição uma caixa de madeira com uma cena cavaleiresca pintada no interior da tampa. Este pequeno cofre pertence ao tesouro da Catedral, e foi restaurada há pouco tempo. Testes revelaram que se pode tratar de uma peça do século XIV. O desenho tem um traço característico do século XII por isso esta datação leva-nos a pensar se não será uma cópia de outra caixa mais antiga (ou a pintura baseada num desenho original mais antigo).
Em 2008 fizemos uma réplica desta caixa baseada unicamente numa imagem de uma enciclopédia, única referência visual que encontrávamos da mesma. Em 2011 finalmente tivemos oportunidade de ver o original ao vivo em Viseu, e dar de caras com o grande erro da nossa réplica - a imagem que nos baseámos para a pintura estava afinal invertida no livro. Para além disso, ao vivo foi mais fácil perceber certos pormenores e por isso uma nova réplica está na lista para ser feita, desta vez com o desenho correcto, o relevo na madeira, etc.
*O nosso agradecimento à Dra. Teresa Gama por nos acompanhar na visita ao Museu e pela cedência da fotografia.